Unidade da Cnen Desmonta
Reator para Pesquisas Nucleares
Reator para Pesquisas Nucleares
08/06/2009 - 17:34
Encerrou-se em maio último um dos capítulos da história do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT) no Rio de Janeiro. Entre 13 de abril e 6 de maio, foi desmontado o Circuito Térmico a Sódio CTS-1, mais conhecido como “Loop de Sódio”, no prédio da Química e Materiais Nucleares do IEN. Em seguida, todo o material foi acondicionado no Galpão Tecnológico de Sódio, no mesmo IEN, a fim de ser preservado. Várias instituições já manifestaram interesse em remontá-lo como parte da história da ciência nacional.
A desmontagem feita por uma empresa particular com supervisão de uma comissão composta por sete servidores do IEN.
Os estudos sobre reatores nucleares rápidos tiveram início no IEN em 1969. O sódio, pelas suas características térmicas, nucleares e de custo, tem se mostrado um dos refrigerantes mais adequados para esse tipo de reator. O Circuito Térmico a Sódio CTS-1, projetado e construído com a participação da indústria nacional e inaugurado em 1972, conferiu ao IEN a liderança em estudos experimentais com sódio em toda a América Latina.
O CTS-1, desde então, permitiu acumular experiência e desenvolver competência em tecnologia do sódio. Foi utilizado para treinar e qualificar operadores, estudar componentes e técnicas de medida, validar modelos computacionais e desenvolver competência em gerência, operação e manutenção de instalações a sódio. Dezenas de trabalhos técnicos e algumas teses de pós-graduação foram desenvolvidas utilizando o CTS-1.
O programa nacional de reatores rápidos conduzido pela Cnen sofreu um esvaziamento nas duas últimas décadas por fatores internos (por exemplo, não renovação da equipe) e externos (conjuntura internacional desfavorável a energia nuclear), o que contribuiu para a decisão de desmontagem do CTS-1, junto com o fato de este circuito já ter sido bastante explorado tecnicamente. Em realidade, o CTS-1 encontrava-se inoperante há uma década. Com o renovado interesse mundial na geração nucleoelétrica, é possível que o Brasil volte a se interessar em estudar reatores rápidos refrigerados tanto a sódio metálico como a gás.
Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.
ResponderExcluir