sexta-feira, 29 de maio de 2009

Projeto Gráviton

Segue abaixo uma nota postada em setembro de 2006 no site do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre o primeiro experimento de gravitação brasileiro - Projeto Gráviton.

Duda Falcão

INPE Participa do Primeiro Detector Nacional de Ondas Gravitacionais

25/09/2006

O primeiro experimento de gravitação brasileiro entrou em operação neste mês de setembro no Instituto de Física da USP, em São Paulo. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participa do Projeto Gráviton junto com outras quatro instituições - USP, ITA, UNICAMP e CEFET-SP. O detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg permitirá o estudo de fenômenos astrofísicos que não podem ser observados através de outras ondas ou partículas. E uma das chaves para a compreensão da origem do Universo pode estar na observação das fontes emissoras de radiação no espectro gravitacional. Vários países estão buscando a primeira detecção de ondas gravitacionais, e agora o Brasil faz parte desta empreitada.

Os pesquisadores brasileiros desenvolveram a tecnologia para a construção do telessensor esferoidal (antena esférica), que foi batizado de Mario Schenberg em homenagem a um dos pioneiros da Física Teórica e da Astrofísica moderna no Brasil, que no início da década de 40 trabalhou nos Estados Unidos ao lado de George Gamow e Subramanyan Chandrasekhar. O detector servirá ao estudo da emissão de ondas gravitacionais por fontes astrofísicas - buracos negros e estrelas de nêutrons.

“Entre os dias 8 e 13 de setembro, coletamos e gravamos os dados de três sensores deste experimento. Essa primeira ‘corrida’ de 120 horas é a primeira do detector, que, dessa forma, inaugurou a sua fase comissionária, na qual serão feitos ajustes e melhorias para passar a funcionar como um detector competitivo”, explica Odylio Aguiar, pesquisador do INPE que lidera o Projeto Gráviton junto com Nei de Oliveira Junior, da USP.Os sinais gravitacionais de objetos astrofísicos abrem uma nova janela no estudo da Física e da Cosmologia: a Astronomia Gravitacional. A construção do detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg fomenta o conhecimento tecnológico nas áreas de criogenia, vácuo, transdutores a baixo ruído, supercondutividade e isolamento vibracional, entres outras, favorecendo a formação de novos especialistas nestes campos.Mais informações sobre o projeto Gráviton e o que são ondas gravitacionais no site www.das.inpe.br/~graviton.As fotos mostram a antena esférica de ondas gravitacionais e detalhes do seu cabeamento, que envia e recebe o sinal do sensor/transdutor através de pequenas antenas sintonizadas na frequência de microondas.






Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Comentário: Parabéns ao INPE e aos órgãos envolvidos com esse projeto de ponta. Esta acompanhado o que se faz em física de ponta no mundo é necessário e estratégico para o país e o Projeto Gráviton é um grande exemplo disso.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo equipamento de busca das ondas gravitacionais..!

    ResponderExcluir
  2. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir